sábado, 12 de setembro de 2009

Rei Dom Sebastião


Rei Sebastião desapareceu nas areias do Marrocos, em 4 de agosto de 1574, na Batalha de Alcácer-Quibir, e transformou-se num touro negro. Esse touro aparece na noite de 24 de junho nas praias da misteriosa Ilha dos Lençóis (vídeo mostra a Ilha, nas proximidades de Apicum-Açu), na costa maranhense.
De acordo com a lenda Rei D Sebastião aparece na forma de um Touro Negro, se alguém, um dia, desafiar o touro e ferir com uma espada a estrela de prata que ele leva na testa, a cidade de São Luís submergirá e aparecerá o Reino Encantado do Rei Sebastião, o Reino de Queluz.

Este vídeo mostra a lenda contada pelos moradores, principalmente albinos, da Ilha da Praia dos Lençóis.


Este video mostra as belezas naturais da Ilha e que é uma parada na rota das aves migratórios, por isto a Ilha é também um Santuário ecológico


Sérgio Ferretti, no livro Rei Dom Sebastião, o santo e o rei na Encantaria e no folclore maranhense, assim resumiu a lenda:
"Afirma-se que as dunas de areia da Ilha dos Lençóis têm semelhanças com o campo de Alcácer-Quibir, onde el rei dom Sebastião desapareceu. Lençóis é considerada uma ilha encantada, que serve de morada a dom Sebastião. Seu reino está oculto no fundo do mar, próximo aquela ilha. O rei vive em seu palácio submerso e seu navio nunca encontra a rota para Portugal. Dizem que nas noites de sexta-feira dom Sebastião aparece na praia na forma de um touro negro, com uma estrela de ouro na testa. Se alguém conseguir atingir a estrela e ferir o touro, o reino será desencantado, a cidade de São Luís irá submergir e aparecerá uma cidade encantada com os tesouros do rei."


Ilha dos Lençóis

Nenhum comentário:

Postar um comentário